terça-feira, 27 de setembro de 2011

Relatório da aula Primavera

Relatório
Os alunos interagiram de maneira participativa e demonstrando muito interesse pelo assunto. Acreditamos que eles conseguiram compreender, pois durante a explanação do assunto todos se envolveram e discutiram o mesmo.
        Podemos analisar que a forma da apresentação foi clara e objetiva, de acordo com o nível da sala.  No decorrer da aula, os alunos puderam expressar seus sentimentos e opiniões sobre as obras analisadas. As dúvidas surgiram quando se depararam com algumas obras mais complexa e abstrata, já as dificuldades se deram quando tiveram que expressar de forma oral seus pensamentos.
       Ficamos encantadas com o vocabulário de alguns alunos na hora da exposição de idéias. Devido ao recurso utilizado, o data show, eles disputaram somente a palavra e debateram entre eles e o professor.
       Mesmo aqueles alunos que não expuseram na forma verbal seus conhecimentos, pudemos observar que apreciaram de maneira tímida e discreta.
       Durante a aula, o professor conduziu a apresentação de maneira expositiva e criativa, dando aos alunos a liberdade da interatividade entre os colegas de sala.
       O equipamento e o programa utilizados na apresentação funcionaram a contento, sendo que antes fizemos uma revisão do mesmo para iniciarmos a aula.
       Os recursos utilizados potencializaram o interesse tornando assim a aula mais prazerosa e interessante e que no momento não houve a necessidade de outra organização, pois transcorreu de forma adequada e conseguimos alcançar o objetivo proposto.
       A partir dessa aula com a tecnologia utilizada, os alunos sempre ficarão na expectativa de algo mais para aprender. Ficamos satisfeitas com a atividade, pois a resposta educativa foi significativa.
       Observamos que quando se da oportunidade de expor suas idéias, conseguimos construir sentidos aos saberes. A atividade pode perpassar por todas as áreas do conhecimento.
       Seria interessante se professores que possuem todo um conhecimento tecnológico pudessem compartilhar de seus saberes com os colegas que ainda não tem habilidade de utilizar os recursos multimídia.
       O tema abordado na nossa aula, pode sim fazer ganchos com outras disciplinas, ampliando e repertoriando os alunos de forma a contribuir e enriquecer seu desenvolvimento acadêmico.
       O nosso objetivo no momento não era cabível ter uma ficha, pois o que desejávamos alcançar era a troca de idéias, compartilhar sentimentos e apreciação de obras de arte.

Fotos da 1ª Aula- Primavera






Vídeos da 1ª Aula - Primavera







Plano de aula Primavera


Plano de aula
Tema Primavera
Data: 14/09/2011
Duração: um mês
Local: sala de vídeo com auxilio do data show
Curso: Ensino Fundamental
Matéria: Arte
Público alvo: alunos da 4ª série D - 19 crianças

Professoras responsáveis:Noele Isabel de Souza;
Andreia Almeida Campos Castelhano;
Ana Maria Barbalho Viganó.

1-Objetivo geral:

·        Apreciar obras de arte.

2- Objetivos específicos:

_ Pretendemos desenvolver a sensibilidade de perceber sentimentos nas cores das obras e também do real, que analisem e discutam sobre as cores e formas das obras de arte e também dos sentimento, quando visualizam uma imagem.
_  Dar opiniões e expressar sentimentos em algumas obras menos complexa e apreciar o belo.
_ Percepção através das imagens que a natureza é frágil e exuberante, que precisa ser cuidada e amada.

3-      Conteúdo: Primavera

4-      Conhecimentos prévios:
Conhecimento de alguns pintores famosos e espécies de flores.

5- Recursos que serão utilizados:
- computador, data show, câmera, filmadora, celular e voz.
- papel cartolina(A4), lápis de cor e lápis de escrever.

   6- Estratégias utilizadas:
a. apresentação de slides, contendo algumas obras de períodos artísticos antigos e modernos.
b. através de visita ao orquidário da cidade e  a floricultura, observando e fotografando as flores que mais os chamam a atenção.

   7- Avaliação:
Será através de discussão entre opiniões de um aluno e outro. Onde expressarão  por meio de  desenhos do que viram e discutiram.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Hipertexto

Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja forma é de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.