Mídia-Educação no contexto escolar



“Ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar sobre ele e transformá-lo, essas técnicas modificam o próprio ser humano.”(BELLONI, 2005, p.17).
Portanto temos por base seis conceitos que abordam o trabalho de mídia-educação escolar, feita através do uso de conceito ou aspectos chave:
·        Agência: A produção de mídia junto aos alunos, de forma coletiva e refletida, irá auxiliar na compreensão das diversas forças que influem sobre o texto midiático.
·        Categorias: Os meios de comunicação utilizados, como programas jornalísticos, humorísticos, entre outros, tornando-os importantes para a reflexão das categorias que produzem expectativas e afetam o modo como os textos midiáticos são lidos.
·        Tecnologia: O foco aqui não deve ser aquisição de habilidades técnicas, mas sim a tomada de consciência do que pode ser feito com as tecnologias disponíveis.
·        Linguagens: É através delas que os significados dos textos midiáticos são construídos. Essas linguagens irão influir na leitura que os receptores fazem de cada texto, em cada mídia.
·        Audiências: Constroem sentido nos textos midiáticos.
·        Representação: Implica problematizar a forma como o mundo é visto através dos textos midiáticos.
Segundo Bazalgette, no entanto alerta que os aspectos chave não devem ser tomadas nem como leis nem como currículo de mídia-educação.
Nós como professoras, procuramos utilizar as TICs em nossas aulas tornando-as dinâmicas e usufruindo dos recursos que aprendemos e que a escola tem à nos oferecer, que por sinal nossa escola é muita bem equipada de recursos tecnológicos.
Andreia Castelhano, Noele Souza e Ana Maria Viganó.